lundi 13 août 2012

OIQ

Enquanto estou nesta espera infinita da chamada para a entrevista, dei entrada na OIQ para já adiantar o processo. Preparei meus documentos de acordo com o Cheminement que há no site deles (http://www.oiq.qc.ca/fr/jeSuis/candidat/obtenirUnPermis/cheminement/Pages/description.aspx). Por sinal, gostaria de salientar que é muito bom! Tudo muito explicadinho, excelente.

Há duas semanas enviei meus documentos para lá e hoje liguei para pagar com cartão de crédito (é a única opção para nós que estamos longe). Como sempre, fui muito bem atendida e rapidamente já pegaram todos os meus dados. Enviei a autorização do débito no cartão por e-mail e 30 minutos depois, voilá! Eis que recebo a mensagem no celular: "BB informa: realizada compra no(a) ORDRE DES INGENIE, cartão de crédito final XXXX, valor de 1.721,64, em 13/08/2012". É impressionante como ficamos felizes com esses débitos no cartão! Só quem é imigrante sabe.

Agora é esperar. Normalmente leva uns 3 ou 4 meses para eles darem o aval. Hoje vou aproveitar e encaminhar a atualização do meu emprego no BIQ do México, quero garantir os meus pontos de experiência. Como não trabalhava com petróleo antes, vai saber. Não custa garantir!

Qualquer novidade eu aviso.

A bientôt!

2 commentaires:

  1. Boa tarde. Também sou engenheira e gostaria de saber mais sobre a sua experiência em dar entrada no OIQ ainda aqui no Brasil. Eu pensava em dar entrada chegado lá no Québec, mas pelo visto, não é tão complicado. Me tire uma dúvida, caso a resposta deles seja positiva, você passa a ter o registro do OIQ e trabalhar normalmente como engenheira lá?
    Obrigada,
    Família fonseca

    RépondreSupprimer
  2. Olá, ponderei muito sobre isso. O problema de dar entrada estando lá é a demora da análise do processo, nada mais. Então depende dos seus planos, se isso estiver nos planos, não vejo problema. A OIQ leva 90 dias para analisar o processo, fora o tempo de correspondência, isso dá uns 4 meses. Além disso, só há provas 2 vezes ao ano, maio e novembro, só pondendo prestar a prova quem envia os formulários até março e setembro. Então, dependendo de quando você envia seu processo, pode demorar mais ou menos. Ao analisar o dossier, eles vão dizer quantas provas você tem que prestar. Isso depende do seu curso (talvez tenha que prestar provas de matéria de base... pouco provável se sua formação é em engenharia mesmo). Caso seja positivo, você só pode prestar as outras provas depois de prestar essas do grupo 1. Ou seja, mais tempo de espera, pois terá de esperar a outra seção. Senão, pode prestar direto as que precisa prestar (grupos 2 e 3). Se passar (leva pouco mais de 1 mês para darem o resultado, mas varia), você passa a ser Engenheira Júnior. Ainda não pode atuar como engenheira responsável (como no Brasil), mas pode ser contratada como engenheira e ganhar experiência. Depois de 2 anos assim, você presta outra prova, em que cobram mais as leis sobre engenharia (ética e afins) e finalmente você é engenheira de fato, podendo atuar plenamente em sua área. Então, ao fazer o processo aqui do Brasil, se ganha ao menos 1 ano (de provas e espera) que acho que ajuda bastante, por isso optei por dar entrada daqui mesmo.

    Não sei se ajudei, mas espero que tenha esclarecido ao menos o processo em si.

    Bonne chance!

    RépondreSupprimer