OIQ

Vou tentar resumir rapidamente a minha jornada junto à OIQ, os procedimentos que fiz e como está sendo essa jornada. APenas gostaria de salientar que NADA do que escrevo aqui substitui ler o site da OIQ. É um site que acesso frequentemente e acompanho eventuais modificações.

Identificação do seu perfil
O primeiro passo é identificar qual o seu perfil (o tipo de diploma que se tem). No meu caso, tenho diploma de engenheira e mestrado em engenharia, ambos obtidos no Brasil. Portanto, eu me enquadro no Type 5 (Diplôme d'ingénieur obtenu dans un autre pays sans entente).

Preparação dos documentos
Os documentos que tive que preparar são de acordo com minha categoria, portanto não sei como é para as pessoas que fizeram seus estudos fora do país. No meu caso, tive que juntar os seguintes documentos:
  1. Formulário Demande de Permis preenchido e assinado (original);
  2. Uma fotografia 5 x 7 recente (tive que recortá-la um pouquinho para caber dentro do quadro de formulário deles);
  3. A tradução da certidão de nascimento original e uma cópia (traduzida por um membro da OTIIAQ) e a original em português;
  4. Diploma de engenheira traduzido original (traduzido por membro da OTIIAQ) e original em português;
  5. Tradução do histórico da minha graduação em engenharia (traduzido or membro da OTIIAQ) e original em português;
  6. Diploma de mestrado traduzido original (traduzido por membro da OTIIAQ) e original em português;
  7. Tradução do histórico do mestrado em engenharia (traduzido or membro da OTIIAQ) e original em português;
  8. Meu CV em francês;
  9. Declaração da minha experiência de trabalho em francês (não mandei traduzir, pedi para escrever em Francês);
  10. Tradução da descrição da matéria de economia que fiz na graduação (ainda bem que fiz, meus colegas que são membros da OIQ e se formaram comigo não precisaram fazer a prova de economia, espero que eu também não precise) e original em português.
Bem, todas as traduções em mandei o original (da tradução e do documento). Liguei para a OIQ e me foi informado que não precisava pedir para a Universidade enviar meu diploma, nem de cópia dele, mas depois de analisarem meu processo foram pedidos os originais em português também, então enviem tudo! Incomodei bastante a Lorraine na OIQ, mas ela me ajudou muito em todo o processo. Não enviei o resultado do meu TCF, pois posso fazer o exame no Canada e de graça (imagino que até lá eu esteja ainda melhor no Francês).

Enviei todos estes documentos para:
Gare Windsor, bureau 350
1100, avenue des Canadiens-de-Montréal
Montréal (Québec) H3B 2S2

Pagamento
O pagamento fiz por cartão de crédito, depois de meu dossier ter chegado lá. Esperei 2 semanas para ligar (por garantia, queria que eles já tivessem aberto meu dossier). Me pediram o número do dossier, expliquei que ainda não possuía, pediram meus dados pessoais (para confirmar que eu era eu e achar meu dossier), passei o número do cartão, me disseram o valor que seria debitado e pediram para enviar uma autorização por e-mail. Meia hora depois os $ 845,07 estavam debitados em meu cartão e recebi um e-mail no mesmo dia confirmando que havia sido debitado e que me enviariam o recibo por Correios.

Análise do dossier
Meu foi analisado. De acordo com as leis canadenses, eles tem um prazo de 90 dias para fazer a equivalência do meu diploma, o que no meu caso foi cumprido. Recebi uma carta dizendo que meu dossier foi analisado e falando que terei que fazer duas provas: uma do grupo A e outra do grupo B, à minha escolha. O número de provas depende do diploma, estudos e experiência, em que pode variar muito. Por exemplo, um mestrado em engenharia na área que trabalho elimina uma prova. A equivalência da disciplina de economia elimina a prova de economia. Cada 5 anos de experiência em engeharia eliminam 1 prova. O normal são 4 provas (2 do grupo A e 2 do grupo B - aconselho dar uma olhadinha no site para entender melhor quais são do grupo A e B), em que vão sendo eliminadas de acordo com os quesitos que mencionei acima. Os que não possuem diploma na área de engenharia ou que não conseguiram equivalência na OIQ, devem prestar os exames do grupo 1 (matérias de base, como cálculo e física) e só depois prestar os exames do grupo A e B.

As provas são feitas na primeira quinzena de novembro (em que devemos enviar o formulário antes de 15 de setembro) e na primeira quinzena de maio (em que devemos enviar o formulário antes de 15 de março). O que conta é quando o formulário chega lá na mesa da pessoa responsável, não quando enviamos.  No meu caso, vou enviar os formulários já para as provas de maio e, se possível, vou fazer a proeficiência de francês nessa quinzena também.

É isso, assim que entrar em uma nova etapa eu posto aqui como foi a jornada.

A bientôt.

1 commentaire:

  1. Ola Ana, como vc esta ? como vao os estudos ?
    tô com duvida, vc poderia me ajuda !!

    Fora a taxa de 845,07$ (p/ diploma tipo 5), vc precisou pagar tambem a taxa de 149,47$ para eles reconhecer a sua experiencia profissional ???

    Vc conhece algum eng mecanico que ja participou desse processo de equivalencia ??

    Segue meu email: andrade_mr@yahoo.com.br , caso vc queira responder por email e para futuras duvidas...rsrsrs !!

    Atc,

    Marcio Andrade - Recife/PE

    RépondreSupprimer