mardi 23 juillet 2013

E a vida segue

Lembro-me de quando decidi imigrar para o Canada : super animada, me dediquei horrores, aprendi francês num tempo absurdo, guardei dinheiro.... estudei, estudei e estudei ! Aprendi toda uma nova cultura, diferenças, leis. Fiz o curso para a integração na nova vida. Fiz as provas da OIQ para validar meu diploma (e passei em ambas). Fiz a proeficiência de francês para exercer minha profissão no Canada e estou com meu diploma. Fiz tudo o que poderia fazer, tudo pelas regras, tudo nos conformes... e ainda estou aqui.

Não estou triste com minha decisão, mas confesso que achei propaganda enganosa. Minha profissão está em demanda e no entanto ainda estou aqui. E depois de ter estado lá, passado por tudo, decidi que cansei de esperar. Depois de 2 anos nem sequer uma notícia, um "vai levar 5 anos". A vida não pode parar e a minha não parou.

Cá estou, com meu último post, desejando muita sorte a todos que estão nessa jornada. Realmente, isso não é exercício que competência, mas de paciência. Surgiram duas excelentes oportunidades, em países diferentes e acabei de optar por uma delas. Não digo que nunca irei, nunca se sabe, deixei o processo rolar, mas a partir de agosto estarei na França. Se um dia enjoar de lá, talvez decida ir para o Canada. Acho que vai mais uns 5 anos no ritmo que está andando. Eu, com tudo validado, não adiantou de nada.

Acho que devemos ir onde as portas se abrem. Quando a porta do Canada se abrir para mim, talvez decida segui-la. Até lá, optei por seguir outro caminho.

Abraço a todos e muito obrigada pela força. Boa sorte nessa jornada, pois ela é muito árdua.

Bonne chance !

Ana.

8 commentaires:

  1. Oi Ana, compreendo o seu desabafo, mas até aqui vc conquistou grandes coisas, como a OIQ, por exemplo. Sendo assim, pq vc não procura o emprego lá no Québec? vc já tem a permissão da ordem, sua área está em demanda, e vc pode aguardar o seu processo por lá mesmo. De qualquer sorte te desejo tudo de bom nesta sua nova caminhada!

    RépondreSupprimer
  2. Olá Ana, eu acho sua decisão muito inteligente. Eu acho muito sábio definir nossas metas de vida, e mais sábio (e corajoso) ainda desistir delas quando uma oportunidade melhor se apresenta.

    Boa sorte.

    RépondreSupprimer
  3. Oi, Ana!

    Definitivamente este Processo é um inferno em nossas vidas e não tenho vergonha de confessar um certo arrependimento de ter aplicado minha grana e energia nele. Hoje eu me sinto passada pra trás e enganada, sabe como?! Estou há 25 meses (provincial + federal) com minha vida parada, completamente sem perspectivas e mergulhada num buraco negro sem fim. Mas ando sondando também outros Processos de Imigração para a Austrália e Nova Zelândia e tentando arrumar forças para meter os peitos.

    Aproveita mesmo esta oportunidade que acaba de cair no seu colo!! Tenho certeza de que você vai se dar muito bem!!!

    Felicidades...
    Abraço
    Nilian

    RépondreSupprimer
  4. Oi, Ana! Eu super entendo sua decisão! Se uma oportunidade dessas tivesse aparecido para mim quando eu estava sentada esperando o visto canadense chegar, eu teria ido sem pestanejar! O Québec é muito bom, mas existem muitos outros países bons, não é mesmo? ;)

    Boa sorte na sua nova vida na França, tenho certeza que lá você terá muito mais facilidade em entender a língua... Hehehe... E fica a idéia: será que vai rolar um anaenfrance.blogspot? Se sim, nos deixe saber!

    Abraço e tudo de bom,
    Lidia.

    RépondreSupprimer
  5. Você está mais do que certa, eu optei pelo canda e acabei me fechando para outras oportunidades ... e aqui estou eu com quase 3 anos de processo (8 meses de de federal) nessa espera sem noticias estudando guardando dinheiro ... deixando de fazer muitas coisas no Brasil em função disso.
    Muitas vezes penso em parar um pouco com tudo relacionado ao Canada, viver normalmente e esperar que um dia as coisas se resolvam.

    Sucesso na França, que com certeza é um ótimo lugar.

    RépondreSupprimer
  6. Pessoal, muito obrigada pela força! Essa demora toda do processo eu não consigo entender. Ok, 1 ano, 2... mas quando passa disso (como é o caso de muitos) e estamos parados, sem previsão alguma, é tempo demais para esperar. Mas claro, cada caso é um caso.

    Quando eu criar um novo blog da vida na França eu coloco o endereço aqui. =)

    No mais, desejo a todos muita sorte, muita paciência e que esse federal ande de vez!!

    Grande abraço!!

    RépondreSupprimer
  7. Entendo completamente!
    Acho um absurdo eles falarem nas palestras que o tempo de processo é de 2 anos. Eu estou no provincial há 19 meses. Hoje o Québec ficou em 2o plano para mim também.
    Boa sorte e aguardamos o novo blog!!!
    Bisous

    RépondreSupprimer
  8. Olá pessoal!
    Notamos que nosso selo ainda não foi inserido em seu blog.
    Caso vocês tenham interesse que o seu blog continue listado no "GALERA DO PROCESSO" pedimos que seja inserido. Você pode encontrar o link para nosso selo em: http://galeradoprocesso.blogspot.com.br/p/divulgacao-do-site.html
    Caso não tenham interesse, podem nos enviar um e-mail para nosaquinocanada@live.ca com o endereço do seu blog e a palavra SAIR que providenciaremos o descadastramento.
    Agradecemos desde já.
    Abraços,

    Alfredo.
    http://galeradoprocesso.blogspot.com

    RépondreSupprimer