dimanche 12 août 2012

Algumas coisas...

Bem, andava tão desanimada que até parei de escrever aqui, mas não parei de fazer o que posso para ter sucesso com o meu projeto de imigração. Com as dicas do pessoal da Comunidade Brasil-Québec, decidi fazer o TCF em Curitiba (lembrando que moro em Florianópolis) e devo dizer que foi uma excelente decisão! Mesmo que eu não receba o CSQ em casa, ao menos na entrevista serei classificada como francófona (consegui C1 como resultado), então isso tira um pouco o nervosismo na hora do entrevistador avaliar meu francês, afinal, já fui avaliada.

Fazendo as contas, vejo que tenho pontos o suficiente para receber o CSQ em casa. Entretanto, como fico sempre com o pé atrás (vai que enviei alguma coisa errada, ou vai que eles não consideram alguma coisa), continuo pensando que vou fazer a entrevista. Eu fiquei tão animada com a declaração da Perla Haro, do BIQ do México! Ela realmente me deu uma ponta de esperança (estava precisando nesse momento).

Coloquei em dúvida tantas coisas, confesso que até bateu uma dúvida se estava tomando a decisão certa ou não. Mas acho que foi bom isso. É bom repensarmos sempre! Ver que isso é o que realmente quero me dá cada vez mais certeza de continuar, apesar de outras oportunidades baterem à porta. Não deixei minha vida aqui no Brasil: estou muito bem empregada e só vou sair do meu emprego no dia em que estiver indo para o Canadá. Tenho seguido minha vida como se não tivesse esse projeto. Mas a vontade está sempre lá.

Dei entrada no meu processo na OIQ (Ordre des Ingénieurs du Québec), pretendo fazer a prova assim que analisarem meu dossier. Acredito que chegar no Québec já podendo exercer a profissão será uma grande vantagem. Ainda mais que é um processo caro e demorado. Quanto antes eu puder atuar como engenheira lá, melhor.

Cest ça! Espero que boas notícias cheguem logo logo. Para mim, o ano tem voado! Estou com muitos projetos no trabalho, planejando as férias do fim de ano... isso tira um pouco o stress da espera. Não vejo a hora de receber esse e-mail da entrevista. Espero que o próximo post seja com boas novas.

Á bientôt!

5 commentaires:

  1. Olá Ana,
    Venho acompanhando já o seu blog há um tempo, por termoa dado entrada no provincial em datas próximas (01/09/11) e também por eu ser Engenheiro Eletricista.
    Eu gostaria de poder tirar umas dúvidas com você por e-mail, sobre o TCF (que irei fazer na próxima semana) e o processo do OIQ antes da ida.

    Se possível, por favor me deixe uma mensagem no andre.dantas[arroba]yahoo.com (sem br)

    Obrigado!

    RépondreSupprimer
  2. André, te escrevi. Qualquer coisa, só postar uma msg aqui.

    Bonne chance!

    RépondreSupprimer
  3. Oi Ana, sou de Florianópolis também. Estou no momento fazendo Aliança Francesa no nível B1.2a. Por curiosidade, pq você resolveu fazer o TCF em Curitiba. Estes testes não são aplicados pela Aliança daqui também? Obrigada, Claudia

    RépondreSupprimer
  4. Oi Clau,

    puxa, que legal que você é de Florianópolis também! Podemos marcar um dia de nos encontrarmos para trocar umas figurinhas. Com relação ao TCF, as datas em que o teste é aplicado na AF são as mesmas no Brasil inteiro. Eu optei por fazer em Curitiba, pois não fiz na AF. Eu queria fazer o teste logo e lá em Ctba há todo mês. Fiz na Performance Idiomas, se tiver interesse, te passo o contato. Foi mais a pressa mesmo de ter o resultado logo em mãos. Eles me enviaram pelos Correios assim que recebram, levou 1 dia para chegar em casa, muito bom. O ruim da AF é que são tão poucas datas e, se você quiser fazer numa época em que não há provas, perde um tempo danado só na espra.

    RépondreSupprimer
  5. Com certeza vamos marcar qualquer dia alguma coisa. E obrigada pela dica. Está tudo meio enrolado pelo nosso lado, da questão da profissão e de línguas. A princípio já temos pontos suficientes para enviar a documentação, mas gostaria de conseguir uns pontinhos extras, já que continuamos estudando francês. Mas lendo seu blog hoje fiquei surpresa por poder enviar depois da aplicação resultados mais atualizados do teste de línguas. Eu realmente não sabia disso. Pensei que eles apenas iriam avaliar sua evolução na hora da entrevista. Obrigada e vamos manter contato.

    RépondreSupprimer