mercredi 24 octobre 2012

SIEL

O governo québecois quer ao máximo a integração do imigrante na nova sociedade e, por isso, criou diversos programas que auxiliam na rapidez de integração. Um exemplo disso é a Fracisation En Ligne (FEL), que auxilia os imigrantes antes mesmo de sair do seu país de origem. Para fazer a FEL é necessário possui um nível de francês básico a intermediário, em que as aulas são divididas em blocos e você pode falar com um tutor para auxiliá-lo, basta marcar o horário. Infelizmente (ou felizmente, não sei) não é o meu caso. Como meu nível de francês não se enquadra, não posso fazer a francisation, mas ao menos tenho acesso ao conteúdo do curso, para olhar o material que iria estudar.

Uma outra opção, aos que possuem francês com nível avançado, é o SIEL (Service d'Integration En Ligne). O SIEL é constituído por turmas e tem o objetivo de auxiliar o imigrante na integração da sua nova vida. É possível fazer seu próprio plano de ação, em que há um axílio até na preparação do CV e carta de apresentação. Há também um tutor para auxiliar o aluno em sua jornada.

Enviei um email pedindo para ter acesso ao SIEL e hoje recebi a resposta, dizendo que eles verificarão meu nível de francês e poderão me inscrever na turma de janeiro/2013. Fiquei animada, pois acho que vai ajudar. Fica aí a dica para procurar após receber o CSQ, dependendo do nível de francês, há um serviço específico para cada pessoa com o foco em auxiliar na integração.

A bientôt!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire