mercredi 6 février 2013

Algumas coisas

Bem, não tenho muitas novidades. Como vocês sabem, eu pretendo fazer as provas da OIQ em maio. No dia 1º de fevereiro enviei o formulário preenchido. Devo dizer que na OIQ é todo mundo muito gentil e solícito: aceitaram meu formulário por e-mail para dar tempo de fazer a prova em maio, e não ter que me preocupar com os Correios. No dia 1º de fevereiro mesmo já fui debitada no cartão com a taxa das provas. Mais um débito agradável! Só quem é emigrante sabe da alegria de ter um débito no cartão de mil cento e tantos reais e ficar super feliz com isso.

Além disto estou no aguardo da resposta do meu visto temporário, para fazer a prova. Eu realmente espero que dê tudo certo, afinal tem sido um bom investimento. Mas o que mais me preocupa é a OIQ, pois não é assim fácil pedir para fazer a prova depois.

Ah, consegui agendar também já a prova de proeficiência em francês (exigida pelo OQLF): será no dia 07 de maio. =) Dá um certo friozinho na barriga, mais por causa da redação. Eles dizem que é de acordo com o nível de estudo da pessoa. Acho que se fosse em português eu ficaria preocupada: afinal, meu mestrado é em engenharia, área técnica, tenho medo que caia um tema meio complexo para desenvolver as ideias. Não sei se tenho npivel para isso não. Mas, vou arriscar, pior que pode acontecer é ter que fazer a prova novamente, nada mais.

Bem, espero ter resposta do meu visto logo. O calendário das provas da OIQ sai em março, mas será no fim de semana (já avisaram que é sempre aos fins de semana). Como vou fazer duas provas, imagino que seja uma no primeiro fim de semana de maio e outra em outro. Mas se for em um só, está tranquilo também. Com contas eu fico mais tranquila, o que me preocupa mesmo é a tal da redação.

Enfim, poucas notícias, mas são notícias! Devagar, o processo anda!

A bientôt!

2 commentaires:

  1. Oi Ana!

    Acompanho seu blog, cheguei nele através da CBQ, demos entrada no processo Federal em datas próximas...
    Tenho uma dúvida, você checou seu e-cas recentemente e a data de abertura condiz com a data de entrega dos docs em Sydney?

    Perguntou pois nossos docs chegaram lá dia 27/11/12, no nosso e-cas constava esta data de abertura. Hoje chequei novamente e a data de abertura do nosso processo consta como 05/02/13, quase caí da cadeira!
    Estou fuçando em todos os lugares para ver se mais alguém já passou por isso.

    Abraços,
    Camila

    RépondreSupprimer
  2. Oi Camila!

    Fui checar meu e-cas após a sua mensagem. No meu ainda continua com a data normal de abertura do processo (24/10/2012). Meus docs chegaram mais ou menos nessa data (uns 3 dias antes, mas imagino que lá dentro passou de mesa em mesa também).

    Lembro de já ter lido algo similar, não sei se na CBQ ou em algum blog. Mas no geral, tomo sempre como algo positivo. Sinal de que mexeram no processo de vocês. Acho que o e-cas não é lá dos mais confiáveis em termos de informação. Há muita gente que não tem alteração nenhuma e de repente recebe o combo. Outros muda normal, conforme eles estão mexendo. Outros diz uma coisa e acontece outra.

    Acho que é só uma confusão interna deles, acredito que não vai influenciar o processo de vocês. Te desejo muita sorte! Se houver alguma mudança no meu, eu aviso aqui e na CBQ! Espero que sejam boas notícias.

    Abraço,
    Ana.

    RépondreSupprimer