mercredi 16 janvier 2013

Poucas novidades

Bem, não tenho muitas novidades. Entrei em férias e me desliguei de tudo: blog, fóruns e inclusive o site do governo. Ficar olhando sempre a toda hora é meio desgastante. A gente fica na ansiedade de ir e acaba não vivendo direito a vida aqui. Nessas férias fui para a França, para dar uma afiada no francês. Gostei muito! Fiquei bem feliz que pude me fazer entender, isso é sempre bom.

Voltando ao assunto principal: na verdade, os assuntos principais!

OIQ: não tenho nenhuma novidade deles que eu já não tenha postado aqui. Só para relembrar: eu enviei meu dossier, eles analisaram, me pediram para fazer a proeficiência de Francês e duas provas (uma do grupo A e outra do grupo B). Conversei com eles antes de viajar (ano passado) e eles me disseram que o formulário para as provas chega em fevereiro (bem apertado o prazo de envio). Então, estou no aguardo para dar uma resposta a eles. De qualquer maneira, vou para o Canada em maio. Nem que seja só para ficar umas curtas férias e voltar.

Visto: enviei meu dossier do federal no ano passado, já foi debitado em meu cartão e recebi um email com o número do dossier. Consegui visualisar o status e está sempre o mesmo "Nous avons reçu votre demande de résidence permanente le 24 octobre 2012.". Vou parar de olhar, pois é meio desgastante ficar olhando sempre. Mas, está lá... como o de todo mundo! Na fila, esperando que ande.

É isso! Sem muitas novidades. Tento levar minha vida por aqui, senão a gente fica louco com a espera! Tenho muito chão pela frente ainda.

A bientôt!

4 commentaires:

  1. Olá Ana,
    Que bom que correu tudo bem com sua viagem. Também tivemos ótimas impressões quanto a França na questão de se comunicar com eles.

    Deixa te perguntar, vcs que fazem o processo pela OIQ tem que fazer tbem paralelamente com o MICC, ou a ordem envia para eles?

    Até mais.

    Nando

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Oi Nando, o que você quer dizer com o MICC? Validar o diploma no MICC? Se for isso, não precisa. Você deve validar só na OIQ, no caso de engenheiros. Mas se você quiser trabalhar como engenheiro, se não quiser, ou se for trabalhar com outra coisa, aí pode validar só no MICC o de segundo grau mesmo. Mas não se pode exercer engenharia no Québec sem fazer parte da OIQ.

      Supprimer
  2. Oi Ana, queria dizer fazer uma avaliação comparativa de estudos pelo MICC, mas pelo jeito os engeinheiros não precisam,rs, sorte sua!

    Sou Enfermeiro e antes a ordem dos enfermeiros enviava nossos papéis para o MICC e depois eles faziam a avaliação deles, mas agora teremos que enviar dois processos, para a ordem (OIIQ) e para o
    MICC.
    Somente mais burocracia e mais dim dim indo,rsrs.

    Então era isso, no demais, acabei de receber meu email de abertura do Federal, eeeeehhhhhh. Agora é só esperarrrr, rsrs.

    Abraços.

    Nando

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Oi Nando, nossa, não tinha ideia! Quando perguntei na OIQ se precisava fazer a do MICC, eles disseram "claro que não, para quê pagar duas vezes!". Achei que para todas as ordens era assim. Puxa, burocracia e tempo! Ainda bem que você já está vendo isso, para agilizar um pouco.

      Ah, que legal! Agora é esperar mesmo! Confesso que nem olho muito, que é para não criar expectativas. Acho que depois de voltar do Canada é que vou ficar olhando mais.

      Bem, boa sorte para nós nessa etapa. Espero que ela seja mais curta!

      Abraço!

      Supprimer