mercredi 14 septembre 2011

Ansiedade

Bem, hoje faz 25 dias desde que iniciei o processo (como vocês podem ver no Sistema de timelines do Québec)... na verdade 23, pois enviei meu dossier no sábado e só foi entregue na segunda-feira. Sei que é muito pouco tempo, mas fico nessa ansiedade, pois não recebi carta nenhuma. A única notícia que tive foi o débit no cartão de crédito (o que é muito bom! Sinal de que eles ao menos virem meu dossier e não tive problema com a cobrança - o que também pode gerar atraso).

Fico pensando nas coisas que posso ter preenchido errado: será que eu revisei tudo certinho? Será que não esqueci de nada? Será que não esqueci de assinar nenhuma página? Besteiras que não são o fim do mundo, mas por ser uma coisa tão esperada e tão planejada, não me perdoaria por cometer um erro assim. Todos os papéis e formulários que enviei foram revisados por mim umas 10 vezes... meu pai revisou outra, meu professor particular de francês foi o penúltimo a revisar e, antes de enviar, revisei a última vez. A chance de ter erros é pequena, mas fico encucada por ainda não ter recebido a famosa carta.

Continuo com minhas aulas de francês (particular e regular) e estudo todos os dias, vejo o jornal da Radio-Canada e escuto o espace.mu (também da Radio-Canada). Espero conseguir me comunicar bem na entrevista... tenho estudado muito para isso. Mas há alguns dias que parece que o cérebro trava e tudo embaralha... os pronomes misturam... os CODs e COIs confundem... parece que desaprendi tudo. Meu professor particular diz que é normal, que ele (francês, que mora no Brasil há 23 anos) quando aprendeu português, também havia dias que ele acordava e misturava muitas coisas, como se tivesse esquecido coisas que já eram embasadas. Ele diz que faz parte do aprendizado e que, quando eu estiver no Québec, será mais fácil, pois terei de falar francês absolutamente todos os dias. Isso tranquiliza um pouco, mas espero que não me dê esse branco no dia da entrevista. 

Enfim, foi apenas um desabafo! Olho minha caixa de correio todos os dias... espero que chegue logo.

À bientôt!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire