mardi 23 juillet 2013

E a vida segue

Lembro-me de quando decidi imigrar para o Canada : super animada, me dediquei horrores, aprendi francês num tempo absurdo, guardei dinheiro.... estudei, estudei e estudei ! Aprendi toda uma nova cultura, diferenças, leis. Fiz o curso para a integração na nova vida. Fiz as provas da OIQ para validar meu diploma (e passei em ambas). Fiz a proeficiência de francês para exercer minha profissão no Canada e estou com meu diploma. Fiz tudo o que poderia fazer, tudo pelas regras, tudo nos conformes... e ainda estou aqui.

Não estou triste com minha decisão, mas confesso que achei propaganda enganosa. Minha profissão está em demanda e no entanto ainda estou aqui. E depois de ter estado lá, passado por tudo, decidi que cansei de esperar. Depois de 2 anos nem sequer uma notícia, um "vai levar 5 anos". A vida não pode parar e a minha não parou.

Cá estou, com meu último post, desejando muita sorte a todos que estão nessa jornada. Realmente, isso não é exercício que competência, mas de paciência. Surgiram duas excelentes oportunidades, em países diferentes e acabei de optar por uma delas. Não digo que nunca irei, nunca se sabe, deixei o processo rolar, mas a partir de agosto estarei na França. Se um dia enjoar de lá, talvez decida ir para o Canada. Acho que vai mais uns 5 anos no ritmo que está andando. Eu, com tudo validado, não adiantou de nada.

Acho que devemos ir onde as portas se abrem. Quando a porta do Canada se abrir para mim, talvez decida segui-la. Até lá, optei por seguir outro caminho.

Abraço a todos e muito obrigada pela força. Boa sorte nessa jornada, pois ela é muito árdua.

Bonne chance !

Ana.

mercredi 10 avril 2013

OIQ

Só para não dizer que nunca posto nada, aí vão algumas informações:

Agora tenho todo o meu calendário de provas no período que estarei no Canadá!
  • 04/05/2013 - Prova de conhecimentos específicos
  • 07/05/2013 - Proficiência em francês
  • 11/05/2013 - Prova de conhecimentos específicos
Isso tudo vem pelos Correios, mas como demora para chegar de lá até aqui, pedi que me enviassem o calendário por e-mail. Devo dizer, o pessoal da OIQ é sempre muito atencioso e muito gentil. Me ajudaram muito enviando formulários por e-mail, senão não conseguiria fazer as provas da OIQ agora, não daria tempo.

É isso, dia 30 vou para lá, então conto mais novidades.

A bientôt !

samedi 9 mars 2013

Ausência

Confesso que não tenho entrado muito aqui (ou em qualquer outro lugar), pois não quero criar expectativas. Quando a gente pensa muito na vida que teremos no Canada, acabamos deixando a vida que temos no Brasil passar sem vivê-la como deveríamos. Quero aproveitar meu tempo aqui, curtir minha família, meus amigos, quero viver ao máximo cada segundo com eles, pois se que quando eu for, não virei tão cedo para cá.

Novidades? Não muitas... já postei tudo aqui. Como vocês sabem, vou fazer 2 provas da OIQ em maio e a prova de proeficiência em francês, para já tentar virar eng junior o quanto antes. Como sei da demora do federal, quero ver se começo a procurar emprego daqui mesmo, para ver se adianta um pouco as coisas. Sei que com a demora do processo, devo receber meu visto lá pela metade do ano que vem (uns 2 anos de espera), mas eu realmente gostaria de ir ainda este ano ou início do ano que vem. Sabe, quando vira o ano, é bom renovar os ares. =)

Logo a prova estará aí! Irei para Montréal no dia 30 de abril e volto dia 13 de maio. Vai ser muito bom para dar uma respirada! O ritmo de trabalho anda super frenético... ao invés de diminuir, só aumenta. Trabalho entre 12 e 14 horas por dia, estou ficando cansada já. Mas não vejo como nos próximos meses isso possa diminuir. Consegui uma folguinha em agosto também... vou aproveitar para ver meus amigos na França, estou com saudades já!

Bem, em um mundo ideal, em que os sonhos se realizam, gostaria de poder ir para o Canada em fevereiro do ano que vem, após as minhas férias. Mas é sonho, sei que é bem difícil. Enfim, sonhar não paga nada.

mercredi 6 février 2013

Algumas coisas

Bem, não tenho muitas novidades. Como vocês sabem, eu pretendo fazer as provas da OIQ em maio. No dia 1º de fevereiro enviei o formulário preenchido. Devo dizer que na OIQ é todo mundo muito gentil e solícito: aceitaram meu formulário por e-mail para dar tempo de fazer a prova em maio, e não ter que me preocupar com os Correios. No dia 1º de fevereiro mesmo já fui debitada no cartão com a taxa das provas. Mais um débito agradável! Só quem é emigrante sabe da alegria de ter um débito no cartão de mil cento e tantos reais e ficar super feliz com isso.

Além disto estou no aguardo da resposta do meu visto temporário, para fazer a prova. Eu realmente espero que dê tudo certo, afinal tem sido um bom investimento. Mas o que mais me preocupa é a OIQ, pois não é assim fácil pedir para fazer a prova depois.

Ah, consegui agendar também já a prova de proeficiência em francês (exigida pelo OQLF): será no dia 07 de maio. =) Dá um certo friozinho na barriga, mais por causa da redação. Eles dizem que é de acordo com o nível de estudo da pessoa. Acho que se fosse em português eu ficaria preocupada: afinal, meu mestrado é em engenharia, área técnica, tenho medo que caia um tema meio complexo para desenvolver as ideias. Não sei se tenho npivel para isso não. Mas, vou arriscar, pior que pode acontecer é ter que fazer a prova novamente, nada mais.

Bem, espero ter resposta do meu visto logo. O calendário das provas da OIQ sai em março, mas será no fim de semana (já avisaram que é sempre aos fins de semana). Como vou fazer duas provas, imagino que seja uma no primeiro fim de semana de maio e outra em outro. Mas se for em um só, está tranquilo também. Com contas eu fico mais tranquila, o que me preocupa mesmo é a tal da redação.

Enfim, poucas notícias, mas são notícias! Devagar, o processo anda!

A bientôt!

vendredi 25 janvier 2013

E a fila anda...

Bem, não tenho novidades minhas (afinal comecei o federal só em outubro), mas tenho visto que a fila tem andado, o que me deixa muito feliz! Pelo que tenho acompanhado na CBQ, os processos que passaram muito tempo parados agora têm notícias. Muitos já receberam visto, outros pedido de exames, outros tiveram seu endereço atualizado. Devagar, bem devagar, mas as coisas andam!

Toda essa espera tem sido bem dificil, só quem faz parte do processo sabe como é. Mas, de maneira geral, estou bem feliz como tudo tem andado. Sim, levei mais de 1 ano só para receber o CSQ, mas ao menos recebi em casa e deu tudo certinho. Quando enviei meu processo para o federal, nada voltou, já recebi meu número de processo, já debitaram no cartão, já consegui acessar e vi que a data de abertura é do dia 24 de outubro de 2012. Agora acho que até o final do ano vou ficar sem notícias. Mas o ano passa rápido! Logo é carnaval, depois Páscoa, aí viajo... depois meu irmão vem me visitar, aí é meu aniversário e logo natal. Pronto, o ano já foi! Nesse meio tempo devo receber a resposta da OIQ, que ja vai dar un ânimo danado (se tudo der certo, é claro). De maneira geral o balanço é bem positivo! Fico muito feliz cada vez que leio uma notícia de alguém que recebeu o visto, sempre penso em como ficarei quando for o meu!

 Bem, de volta aos afazeres, espero que venham muito mais boas notícias por aí.

A bientôt!


mercredi 16 janvier 2013

Poucas novidades

Bem, não tenho muitas novidades. Entrei em férias e me desliguei de tudo: blog, fóruns e inclusive o site do governo. Ficar olhando sempre a toda hora é meio desgastante. A gente fica na ansiedade de ir e acaba não vivendo direito a vida aqui. Nessas férias fui para a França, para dar uma afiada no francês. Gostei muito! Fiquei bem feliz que pude me fazer entender, isso é sempre bom.

Voltando ao assunto principal: na verdade, os assuntos principais!

OIQ: não tenho nenhuma novidade deles que eu já não tenha postado aqui. Só para relembrar: eu enviei meu dossier, eles analisaram, me pediram para fazer a proeficiência de Francês e duas provas (uma do grupo A e outra do grupo B). Conversei com eles antes de viajar (ano passado) e eles me disseram que o formulário para as provas chega em fevereiro (bem apertado o prazo de envio). Então, estou no aguardo para dar uma resposta a eles. De qualquer maneira, vou para o Canada em maio. Nem que seja só para ficar umas curtas férias e voltar.

Visto: enviei meu dossier do federal no ano passado, já foi debitado em meu cartão e recebi um email com o número do dossier. Consegui visualisar o status e está sempre o mesmo "Nous avons reçu votre demande de résidence permanente le 24 octobre 2012.". Vou parar de olhar, pois é meio desgastante ficar olhando sempre. Mas, está lá... como o de todo mundo! Na fila, esperando que ande.

É isso! Sem muitas novidades. Tento levar minha vida por aqui, senão a gente fica louco com a espera! Tenho muito chão pela frente ainda.

A bientôt!